Padroeiro de Três Rios é celebrado com festa durante o mês de janeiro | Paróquia São Sebastião

Padroeiro de Três Rios é celebrado com festa durante o mês de janeiro

Começa no próximo dia 1º de janeiro a tradicional festa em honra a São Sebastião, padroeiro de Três Rios. As festividades acontecem até o dia 20, dia dedicado pela Igreja Católica à memória do mártir.

Até o dia 10 fiéis e devotos acompanharam a tradicional caminhada de São Sebastião, que percorrerá comunidades e capelas da paróquia, com procissões e celebrações de missas. A caminhada termina no dia 11, quando a imagem retorna à igreja matriz em uma carreata saindo da Capela São Judas Tadeu, no bairro Nova Niterói.

A novena dedicada ao santo começa no dia 11, na igreja matriz. Durante nove dias, durante a santa missa das 19h, os fiéis estarão em oração para a preparação ao dia do padroeiro da cidade.

Dentro da programação social, acontece ainda a Pedalada de São Sebastião, no dia 13, domingo, a partir das 9h, partindo da Igreja Matriz e percorrendo as ruas do centro da cidade. No dia 19, sábado, a partir das 15h, acontece um grande show de prêmios no Centro Pastoral Paroquial Santo Arnaldo Janssen, localizado na Rua 15 de Novembro.

A festividade termina no dia 20 de janeiro, domingo, com uma programação extensa. Às 6h30 será celebrada a primeira missa do dia, abrindo os festejos do dia de São Sebastião, seguida de outra celebração às 8h. Às 10h acontece a Missa Solene, com a presença do bispo diocesano de Valença, Dom Nelson Ferreira.

Ainda no dia 20, a 25ª Cavalgada de São Sebastião sairá do horto Municipal às 11h30, seguindo pelas ruas da cidade e recebendo a benção na porta da matriz, às 12h30. Às 12h, na cozinha da igreja, localizada ao lado da matriz, será vendido um delicioso almoço. Após a chegada dos cavalheiros no Independência Clube, acontecem as provas hípicas e show ao vivo com Haron Azevedo. O dia dedicado ao mártir termina às 18h, com a celebração da última santa missa do dia.

Os ingressos para o almoço e para o show de prêmios, podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria paroquial no horário comercial. Durante o evento haverá ainda barraquinhas de pastel, bebidas, doces e artigos religiosos. A programação completa e detalhada você também confere nas redes sociais da paróquia, no facebook e instagram (@paróquiasãosebastiãotr).