Capela de Nossa Senhora de Guadalupe será consagrada hoje

Nesta segunda-feira (12), dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe, será consagrada e entregue à comunidade do bairro Habitat, em Três Rios, a capela dedicada à santa. Foram cinco meses de obras, que transformaram o salão comunitário, na capela dedicada à virgem de Guadalupe.

A partir de agora, a comunidade católica terá sua identidade definida com um espaço para a celebração de missas e a realização de atividades diversas da religião.

Para o pároco Roshan D’Souza, a entrega da obra representa a união e a fé do povo católico daquela comunidade. “É uma felicidade muito grande para a gente poder entregar a comunidade do Habitat essa linda capela dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe. Que esse espaço seja um verdadeiro instrumento de fé e evangelização, e que continue unindo as pessoas, como as uniu, através das doações, para que essa obra fosse realizada”, conta.

Os festejos de entrega da capela se misturam ao do dia da santa, que começaram nesta sexta-feira (9), com a realização do tríduo, que segue até amanhã, sempre às 19h. Na segunda-feira, a comunidade celebrará a data com alvorada a partir das 6h da manhã. Durante o dia, a nova capela estará aberta para visitação e orações. Já às 18h, uma carreata sairá da igreja matriz de São Sebastião, em direção à comunidade, onde será celebrada a missa de consagração do templo, realizada pelos padres da paróquia juntamente com o bispo da diocese de Valença, Dom Nelson Ferreira.

Ao final da missa, as tradicionais barraquinhas de pasteis estarão funcionando, arrecadando fundos para a comunidade.

A santa

Nossa Senhora de Guadalupe, popularmente chamada de Virgem de Guadalupe, é a padroeira do México e da América Latina. Venerada pela Igreja Católica, a Virgem de Guadalupe é representada por um ícone da Virgem Maria, que teria aparecido ao índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. Atualmente este ícone está depositado no Santuário de Guadalupe, destino de peregrinações de milhões de devotos anualmente.